A jornada de 5 certificações em 3 meses

“A jornada nem sempre será fácil, na verdade, quase nunca. Tudo tem um preço a ser pago. Qualquer um é capaz de sonhar, mas são poucos os que se dispõem a pagar o preço pelos seus sonhos. Quem não se dispõe a sacrificar o pouco, jamais conquistará o muito.”

Este ano de 2019 marcou minha volta ao mercado de TI após ficar quase 3 anos no ramo de gastronomia. E com isso coloquei como meta pessoal me atualizar ao máximo e me reencontrar novamente com o ritmo frenético da profissão.

Em outubro deste ano dei início ao meu planejamento de certificação, e nem tudo saiu como planejado, mas no final o resultado acabou sendo muito melhor.

De outubro a dezembro, prestei 5 certificações e passei em todas!

E para coroar todo o esforço recebi a certificação JNCIA 3x emitida pela Juniper ao ser aprovado em 3 certificações de nível Associate.

Minha jornada foi a seguinte:

  • Microsoft MTA 98-366 – Networking Fundamentals – 3 de outubro
  • Juniper Networks Certified Associate Junos (JNCIA-Junos) – 17 de outubro
  • AWS Certified Cloud Practitioner – CLF-C01 – 21 de novembro
  • Juniper Networks Certified Associate Cloud (JNCIA-Cloud) – 10 de dezembro
  • Juniper Networks Certified Design Associate (JNCDA) – 23 de dezembro

Pois bem, o intuito deste artigo não é me gabar da conquista, mas sim encorajar as pessoas que é possível chegar lá, mas também existe um preço para isso.

Além de sacrificar prazeres como o futebol, séries, filmes, vídeo games ou o lazer do final de semana com a família, também terá que sacrificar uma boa quantia em dinheiro. Livros, cursos e provas de certificação não são nada baratos, mas são escolhas…

Estudando e abdicando destes momentos muitas vezes você será visto como um louco, mas é necessário assumir está responsabilidade e seguir em frente.

Nunca deixe ninguém desmerecer suas conquistas, por mais simples que seja a certificação que você escolheu, sempre será difícil, sempre irá exigir muita dedicação, tempo e dinheiro.

Dinheiro sempre é complicado, mas o tempo é o mais cruel de todos, pois o tempo não volta.

Aquele tempo que você deixa de brincar com seus filhos hoje não será o mesmo no ano que vem, eles vão crescer, vão mudar, e até lá, já serão outros tempos…

Por isso, não caia naquela velha frase: “Lá na frente vou compensar, eles vão entender”

Eu decidi sacrificar meus prazeres em prol dos meus sonhos, na verdade, eu adie eles um pouco.

Para 2020 e com um ano inteiro de possibilidades, meus objetivos serão maiores e mais difíceis, mas o grande desafio não será passar nas provas, mas sim escolher bem as prioridades.

A família é muito importante neste processo, o suporte e entendimento das pessoas que estão do seu lado são a base mais forte para você alcançar seus objetivos.

Por isso a minha dica é, escolha bem, priorize e sacrifique alguns prazeres, mas nunca sacrifique o tempo com sua família.

Crie cronogramas de estudo em que você consiga conciliar, trabalho, família e saúde. Sim, nunca deixe de cuidar de sua saúde, de nada adianta alcançar seus objetivos e não ter saúde para aproveita-los.

Nesta jornada é bem provável que você irá sacrificar algumas horas de sono, ou mesmo aquele desejo de comprar o novo modelo de smartphone, trocar de carro ou viajar para o exterior, mas novamente, nunca sacrifique o tempo com as pessoas que você ama.

Em 2019 graças a Deus e Nossa Senhora todo meu esforço foi recompensado, mas sem o apoio da minha família eu não teria conseguido tal feito.

Não coloque seu lado profissional acima de sua família, mas sim em prol de sua família.

Que 2020 seja um ano de muitas conquistas para todos nós!

Forte abraço a todos!

2 respostas a “A jornada de 5 certificações em 3 meses”

  1. Seu relato é uma puta inspiração!

    Entrei em 2020 com o objetivo de tirar as certificações necessárias pra chegar em novos patamares na minha carreira.

    E pra isso estou abdicando do que não me faz crescer, afim de atingir esse objetivo o quanto antes.

    Obrigado por compartilhar sua história!

    1. Fala Jeckson Alves!

      É isso aí, vai precisar fazer algumas escolhas, mas no final vai valer muito a pena!
      Continue firme na caminhada.
      Qualquer dúvida estamos aqui para compartilhar nossas experiencias.

      Vamos pra cima!!!

      Abraço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *