[Exam-Prep] Oracle Cloud Infrastructure Foundations Associate

Fala galera!

Essa semana realizei e passei no meu primeiro exame de certificação da infraestrutura de cloud da Oracle Cloud Infrastructure.

O exame em questão é o: Oracle Cloud Infrastructure Foundations Associate (1Z0-1085).

Este exame é de nível fundamental, ou seja introdutória para o conceito de nuvem e dos serviços da Oracle (OCI).

Não tive custo algum com a prova, pois este exame faz parte da oferta gratuita que a Oracle anunciou no ultimo dia 30/03 em seu blog. Com isso os participantes podem realizar cursos e adquirir um voucher de 100% do valor para o exame de certificação. A oferta vai até o dia 15 de maio de 2020.

Se você ficou interessado pelo processo, vou deixar aqui um excelente post escrito por Valdecir Carvalho dono do site Homelaber Brasil.

Neste post ele da todos os detalhes a oferta, certificações que estão em vigência de gratuidade e mais, ele traz todos os passos de como se cadastra e ativar o voucher de desconto para o exame.

Atualmente o Valdecir Carvalho trabalha na Oracle, e foi através dele que descobri sobre o programa de certificação lançado pela Oracle.

Então, antes de mais nada, fica aqui meu agradecimento e meu muito obrigado ao Valdecir Carvalho por compartilhar esta oferta tão bacana.

Bom, sem mais delongas, vamos ao artigo da prova!

Sobre o exame

A exemplo de provas como a AWS Cloud Practitioner da Amazon e a AZ-900 Microsoft Azure Fundamentals da Microsoft Azure, esta prova é de nível introdutório aos conceitos de cloud e claro, as ferramentas da plataforma da OCI.

É uma certificação voltada tanto para profissionais da área técnica como comercial e não é pré-requisito para obter outras certificações da Oracle.

A certificação Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Foundations destina-se a indivíduos que desejam demonstrar conhecimento fundamental dos serviços de nuvem pública fornecidos pela Oracle Cloud Infrastructure. Essa certificação é direcionada a candidatos com formação não técnica, como os envolvidos na venda ou aquisição de soluções em nuvem, bem como aqueles com formação técnica que desejam validar seu conhecimento de nível fundamental sobre os principais serviços da OCI. Este exame não requer nenhuma experiência técnica prática e não é um pré-requisito para obter outras certificações OCI.

O exame conta com duração de 105 minutos, questões de múltipla escolha, idioma em inglês e a nota de corte é de 68%.

Os temas cobrados no exame são:

Conceitos de nuvem

  • Compreensão dos conceitos básicos de nuvem e seus princípios econômicos

Introdução ao OCI

  • Descreva os principais recursos e componentes do OCI
  • Descrever as principais soluções em OCI

Serviços principais da OCI

  • Discutir os principais serviços da OCI
  • Discutir serviços nativos da nuvem

Segurança e conformidade

  • Explique o modelo de segurança OCI
  • Descrever a estrutura de conformidade da OCI

Preços, Suporte e Operações da OCI

  • Explicar o modelo de preços da OCI
  • Explicar o modelo operacional e de suporte da OCI

Material utilizado

Para esta certificação utilizei somente o material disponibilizado pela Oracle no portal da Oracle University.

Lá você irá encontrar todo o material didático referente a certificação e um simulado com 20 questões.

Sobre o exame

Por se tratar de um exame de nível Associate, não é um exame muito complicado, mas como toda prova de certificação você precisa se preparar bem.

Indo direto ao ponto, a prova cobra duas coisas: conceitos de nuvem e conhecimento (básico) das tecnologias oferecidas pela OCI.

E a pergunta que sempre me fazem: Preciso de mais alguma material para me preparar para o exame?

E a resposta é SIM!

Olhando as questões da prova e o material que a OCI disponibiliza como preparatório para ela, falta conteúdo. Então sugiro que você de uma olhada na documentação da plataforma e também nos White Papers.

O simulado tem poucas questões, então não ajuda muito, lhe da somente uma noção de como será a prova.

Poderia ser algo no modelo da Juniper Networs, que disponibiliza para seus treinamentos um simulado com a quantidade de questões que caem na prova, que no caso é 65

Desta forma você consegue se preparar melhor para o exame.

Mas tirando este detalhe eu gostei bastante da prova e do nível das perguntas.

Eu não tinha contato algum com a plataforma da OCI, mas como tenho certificações que cobrem conceitos de cloud, isso me ajudou a desenrolar algumas questões.

Sou certificado Juniper JNCIA-Cloud, AWS Cloud Practitioner e AZ-900 Microsoft Azure Fundamentals.

Com isso meu tempo de estudo para a prova foi muito curto. Basicamente eu me atentei a conhecer a plataforma e ferramentas da OCI e o restante dos conceitos eu só passei por cima.

O material de estudo tem cerca de 4 horas e é bem tranquilo de estudar, no meu caso, peguei no domingo, fiz algumas listas e agendei a prova na Segunda-feira.

Caso você não tenha experiencia em ambientes de cloud, não fique preocupado, é uma prova simples e que estudando direitinho o material, você passa sem maiores dificuldades.

Apesar do tempo e validade do programa ser curto, pois acaba agora no dia 15/05. Quero tentar pelo menos mais duas certificações da trilha Architect.

Falo que o tempo é curto, pois neste nível já se exige mais conhecimento da plataforma e o conteúdo de estudo é bem extenso.

Mesmo com as restrições de quarentena, não estou parado, como trabalho diretamente com telecomunicações e provedores de internet, a carga de serviço está insana.

Mas não podemos desanimar, é hora de se esforçar e aproveitar este tempo complicado que estamos vivendo para tirar algo de bom.

Bom galera, espero que gostem do material, não deixe de se inscrever no programa e bora estudar!

Forte Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *